quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cabotagem deve ganhar espaço, de acordo com pesquisa do Ilos

05/12/2012

Cabotagem deve ganhar espaço, de acordo com pesquisa do Ilos

Lei do Motorista pode reduzir competitividade

A movimentação de cargas via cabotagem no Brasil tende a crescer nos próximos anos com o  aumento das regras para o transporte rodoviário, de acordo com estudo do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos).
A recente regulamentação que limita o tempo diário de trabalho do motorista de caminhão faz aumentar o custo do transporte por rodovia, que corresponde a 65,6% da matriz brasileira. “A lei do motorista mostra a direção da regulamentação do modal rodoviário. Isso é um impulsionador para todos os outros modais”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Ilos, João Guilherme Araujo.
O diretor do Instituto conta que o transporte rodoviário é mais competitivo para conduzir cargas até 400 quilômetros. Além dessa distância e até 800 quilômetros o impacto no custo do frete das empresas sobre entre 5% e 6%. Acima dos 1,5 mil quilômetros a alta é de dois dígitos, de acordo com Araújo.
Porém ainda não se vê uma mudança do transporte por caminhão para embarcações como as perspectivas sugerem, observa o diretor de Desenvolvimento de Negócio do Ilos. “A migração do transporte rodoviário para a cabotagem é menor do que o aumento de custos para o modelo de logística das empresas”, informou.

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