Preenchendo Notas Fiscais de Exportação

Dicas e Regras Básicas para o bom preencimento de uma nota fiscal de exportação, de acordo com as exigências da Receita Federal :

Sobre descrição da Mercadoria

É exigido pela RF que se mencione no campo da descrição da mercadoria, o nome  madeira, a espécie, o nome cientifico da espécie, a classificação : ( a-simplesmente serrada quando for o caso, b-aplainada nas 4 faces ou simplesmente "S4S" para ganhar espaço na NF, c- se a madeira for boleada nos 4 cantos mencionar E4E, d - qualidade se for : FAS, Nº 1 Comum e melhor, Nº 2 Comum e etc... e - Secagem : se é Seca ao Ar(AD) ou Em estufa (KD). É importante saber que as medidas / bitolas devem sempre seguir a ordem 1º Espessura, 2º Largura e 3º Comprimento, se o embarque tiver mais de uma espessura é obrigatório mencionar todas por ex : 25,4 mm, 38,1mm e 50,8 mm. No caso da Largura e Comprimento sempre pegar a menor largura e a maior ex. 88,9mm a 139,7mm caso tenha mais larguras entre as duas, caso contrário deve-se mencionar assim 88,9mm e 139,7mm, No caso do comprimento pode-se seguir o mesmo procedimento de preenchimento  ex.: 2438,40mm a 6705,00mm, caso tenha mais comprimentos entre os dois, caso contrário deve-se mencionar apenas 2438,40mm e 6705,00mm. Outra dica é a seguinte : Quando o embarque tiver varias medidas, mas o preço é o mesmo, pode-se juntar as medidas, ou seja, espessuras : 25mm, 38mm e etc...Larguras : 88,9mm-139,7mm e etc..Comprimento também da mesma forma.

Sobre Taxa Câmbio Moeda

a) A taxa da moeda Dolar / Euro e etc., deve ser sempre a de compra do dia anterior a data de emissão da NF.
b) Deve-se sempre mencionar os 4 digitos após a virgula. ex : TX USD ou  EUR ou ainda qualquer outra moeda 1,6726 

Sobre a quantidade especificada no lado esquerdo inferior da NF


A quantidade que deve-se mencionar no referido campo é a de amarrados ou atados pacotes
O campo espécie na sequencia : É para informar se a embalagem foi feita como Amarrado ou Atado ou ainda pacote.
O campo marca : devrá ser preenchido com a marca normalmente especificao no contrato do comprador, essa marca também é pintada no amarrado / atado de madeira a embarcar

Sobre pêso bruto e líquido

Nunca esquecer de preencher os pesos bruto e líquido da NF

Sobrecampo informações complementares


Preencher sempre o de prache, complementando com a taxa do dolar ou Euro dependendo da moeda negociada entre o exportador e importador, porto de embarque, porto de destino.

Espero que as informações e dicas aqui mencionadas possam ajudar 

Boa sorte.